CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A influência de programas de televisão, jogos de computador e brinquedos violentos

Controlar o tipo e o número de brinquedos e de actividades pode evitar alguns problemas para as crianças. Algumas crianças ficam excessivamente estimuladas quando têm demasiadas coisas excitantes no seu mundo, especialmente se essas actividades as tornarem agressivas. Os benefícios da televisão são inquestionáveis, quando se trata de programas educativos seleccionados, de qualidade e dirigidos à população em questão.


As crianças expostas a modelos que demonstram comportamentos adequados socialmente e valores éticos e morais, como o altruísmo, a entreajuda e os padrões de bom desempenho, imitam e interiorizam esses comportamentos e valores. Alguns estudos demonstraram que as crianças que aprendiam comportamentos pró-sociais em programas televisivos, tinham a capacidade de aplicar esses comportamentos em situações da vida real, no mesmo contexto e até em contextos diferentes.


No entanto, outros estudos revelam que ver muita violência na televisão, nos filmes e nos jogos de vídeo, pode levar as crianças a comportarem-se de forma mais agressiva. Do mesmo modo, o acesso livre a armas e facas de brincar pode encorajar a agressão para com as outras crianças e para com os pais. É natural que as crianças brinquem de modo agressivo ou que gostem de entretenimentos de acção, mas isso deve ser controlado. A violência na televisão é uma fonte importante de aprendizagem de comportamentos agressivos, difundindo a noção de normatividade desse comportamentos agressivos e contribuindo assim para uma dessensibilização à violência e às suas consequências.


Por outro lado, o tipo de jogos ou programas também vai influenciar o tipo de reacção das crianças. É mais provável que brincar com armas automáticas de destruição em massa simulada encoraje mais as brincadeiras agressivas do que brincar com armas de cowboys. E o mesmo se passa em relação aos programas de televisão. Ver um programa em que um boneco bate na cabeça de outro com um martelo de madeira não despoleta tanta agressividade como ver as cabeças das pessoas a serem rebentadas por tiros de metralhadoras.


Isto não quer dizer que se tenha que proibir totalmente as crianças de ver ou brincar com este tipo de objectos, o importante é que isso seja controlado.


Assim, uma criança com menos de 8 anos não deve ter acesso a mais do que meia hora de televisão ou jogos de vídeo agressivos por dia, e as crianças dos 8 aos 12 anos a mais de 1 hora por dia.


Os pais devem também alertar a criança, que uma brincadeira agressiva não passa disso mesmo, de uma brincadeira.


O importante é que observe a reacção das crianças depois de terem brincado com esses brinquedos ou de ter visto programas agressivos. Se notar uma relação entre tais actividades e os comportamentos desadequados das crianças reduza a exposição a esses brinquedos e programas.

Cátia Pereira
(Psicóloga)


Fonte: Site Junta de Freguesia de Rio de Mouro

0 comentários: